segunda-feira, setembro 24, 2007

E por falar em comida...

Depois da sexta-feira a caldo-verde decidi vingar-me no domingo e tirar a barriga de miserias.
Fomos almoçar à Maia a um restaurante chamado "Machado", não sei se conhecem. Estão a ver a relação qualidade-preço do Cufra? Não tem nada a ver com este caso ;). No Machado pagamos bem mas comemos ainda melhor.
É um restaurante muito rústico, com socas, ferraduras, pipos, etc., pendurados no tecto e assim com um ar de coisa antiga, mas muito arranjadinho e lavadinho.
Logo que chegamos veio o "patrão" (digo eu) cumprimentar-nos. Parecia que já nos conhecíamos e logo ai nota-se a simpatia.
Sentamo-nos e veio logo um prato com melão e presunto. Ainda estávamos a saborear quando de repente veio o empregado com uns pratos e umas bacias de barro e pôs na mesa... Pataniscas de bacalhau, pão com alho, rojões, tripas, feijão fradinho com molho verde, salada de pimento, alheiras quentinhas... e não, não vieram em pratinho de entradas mas sim em pratos de meia dose. A mesa estava CHEIA...
Comemos o pãozinho, chouriço e petiscamos mais umas coisinhas. Fizemos uma pausa porque queríamos guardar um espacinho para a especialidade da casa...a boa da vitela.
Veio o empregado e perguntou "Sopinha?"... Não senhor, obrigadinha...que venha a vitela.
Veio a vitela numa assadeira de barro ainda a ferver, e uma bacia de barro com arroz de forno com pimento. Posso dizer que a vitela era manteiguinha, muito boa, e o arroz? Divinal.
A acompanhar pedimos cerveja e sumo de maçã natural para mim. Veio a Cervejola para o Zé e para mim veio um jarro com 2 litros de sumo de maçã acabadinho de fazer. Muito bom.
Comemos, bebemos e por fim vieram as sobremesas... eu não devia ter comido tanto pão de alho...
E as sobremesas foram:
Merengue de maçã, tarte de bolacha, melancia, aletria, rabanada, leite creme, "cabeça do Pinto da Costa" (não consegui perceber qual erao doce mas era bom), tarte de maçã, salada de fruta e musse de chocolate. E não era para escolher uma, eles sempre que passavam pela mesa punham uma fatia de cada coisa no prato... eu já não podia ver mais comida à minha frente.
Assim sim, isto é que é comer.

É lógico que a minha “dieta” ficou um bocadinho mal...mas foi pelo caldinho de sexta.

3 comentários:

Anónimo disse...

É assim que eu gosto de ver.
As "minhas meninas" satisfeitas....
Domingo vamos lá outra vez!!.. ok?

Pine Tree

mega disse...

'olha lá, já dizias onde fica o machado né?'

Lenita disse...

Ora aqui vai...
Albergaria Machado Lda
R Doutor António J Almeida 467, Nogueira Maia
4475-456 MAIA


Para chegares lá... telefona ao Zé ;).

Jinhos